O sábado, 23, foi Dia de Ação na saúde humaitaense. Todas as UBS’s – Unidades Básicas de Saúde abriram até o meio-dia para atender o público em geral e abrir a imunização para uma nova faixa etária. Crianças a partir de três anos começaram a ser vacinadas neste sábado. O lançamento para o novo público aconteceu em frente à Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, na Praça da Saúde.
Uma barraca de vacinação foi montada para dar início às vacinas do novo público, e os serviços foram estendidos para toda a comunidade. “Aplicamos doses de reforço, primeira e segunda dose e a vacina da gripe”, informou o Coordenador da Vigilância em Saúde, Mateus Santos Lopes, Biomédico.
Mateus adiantou que as equipes estão intensificando a vacinação nas áreas ribeirinhas, e nas comunidades ao longo das BRs e vicinais. “A partir da próxima semana vamos visitar as creches para solicitar autorização dos pais para ampliar a vacinação no público a partir de três anos”, disse Mateus Santos.
Neste sábado, 23, o maior movimentou na Barraca instalada em frente a Semsa aconteceu logo cedo. Além da vacinação contra a covid-19 e influenza, foram oferecidos atendimento médico e testagem para covid. Os números da vacinação neste sábado não foram divulgados, até o encerramento desta matéria.
Boletim Covid-19
A Semsa divulgou o boletim da covid-19 neste sábado com 18 novos casos. Três pessoas continuam internada, duas no Hospital Regional de Humaitá e outra em Manaus. O paciente que se encontra na capital, apresentou sinal de melhoras, e segundo a Semsa foi extubado esta semana.
Com os números deste sábado, Humaitá chega à 391 casos de covid-19. Estas pessoas estão em tratamento ou isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia 11.596 pessoas testaram positivo para covid, 11.045 foram recuperadas. Ao todo 157 pessoas morreram em Humaitá com covid-19.