O Comandante da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Coronel PM Vinícius Almeida, está em Humaitá para implantar a Polícia Ambiental no sul do Amazonas. Humaitá será o município polo, e os policiais vão atender aos Distritos de Humaitá, e municípios vizinhos. Foram treinados e capacitados 40 policiais militares.
Com a capacitação, e o decreto assinado pelo Governo do Estado, no primeiro semestre, o policial militar treinado poderá realizar autuação ambiental. “Vamos combater o crime ambiental antes que ele aconteça”, disse o comandante no programa Notícias da Amazônia, na FM 104.9. O projeto piloto a ser implantado em Humaitá será estendido aos municípios do sul do Amazonas para garantir autonomia nas ações.
O lançamento do Policiamento Ambiental, acontece nesta terça-feira, 26, no Centro Histórico de Humaitá, a partir das 18h. O Coronel Vinícius Almeida vai entregar seis viaturas para 4º Batalhão de Polícia Militar, todas 4 x 4, equipadas. Três para o policiamento ostensivo e três para a Polícia Ambiental.
O Comando da PM está trocando as pistolas .40, por uma pistola mais moderna, a bereta 9mm. “Cada policial terá a sua arma”, afirmou o coronel. Com o lote vem a munição de treinamento, e a munição real para ação do dia a dia. Outras demandas devem ser atendidas nos próximos dias como o envio de rádios e fuzil para a PM de Humaitá.
Na comitiva do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Amazonas, Coronel PM, Vinícius Almeida, estavam o Coronel Navarro, comandante da Polícia Ambiental, Coronel Carliomar, comandante do Policia do Interior e o Major Saif, comandante do 4º BPM de Humaitá.
Escute parte da entrevista do Coronel Vinícius confirmando os investimentos na segurança pública em Humaitá.