Diariamente o ônibus escolar atravessa a ponte sobre o Rio Vermelho, na vicinal Matupiri, localizada à 12km da BR 230, no Distrito de Santo Antônio do Matupí. A vicinal dá acesso a diversas fazendas, e é a ligação que os laticínios tem para coleta do leite todos os dias. “É uma aventura passar nessa ponte”, diz a moradora que gravou o vídeo. “Um verdadeiro descaso com o povo que mora aqui”, continua a moradora.
A vicinal foi contemplada há quatro anos com recursos federais para recuperação da estrada e construção de uma nova ponte. Os recursos são do INCRA na ordem de R$ 4,8 mi (Quatro milhões e oitocentos mil reais). Uma licitação foi realizada, e a empresa vencedora propôs o distrato. Rompimento do contrato por acreditar que os recursos não eram suficientes para execução dos trabalhos.
O Estado do Amazonas e a prefeitura de Manicoré sinalizaram para a realização de nova licitação. O tempo passou, uma nova eleição está se aproximando, e até agora nada. O vídeo que você vê nesta reportagem foi gravado por moradores indignados com a ausência do poder público, e a inoperância. “Será que não conseguem organizar uma licitação”, dispara um morador. O recurso está à disposição há muito tempo, o que falta agora é vontade política para solucionar o problema.
Fonte: Nonato Malta