A Sedecti – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação desembarcou em Humaitá para visitas in loco e reuniões com representantes do IFAM – Instituto Federal do Amazonas. Estão no município o Secretário Executivo Ajunto da pasta, Ronaldo Fernandes e o Gerente de Comércio Exterior, Felipe Litaiff.
Nesta quinta-feira, 11, os dois visitaram o Porto Masutti e as futuras instalações da Pleno Indústria, no Bairro São Cristóvão. O presidente da CDL/Humaitá Euclides Dobri Junior acompanhou a visita. Ronaldo Fernandes abordou as necessidades de políticas públicas para acelerar a regularização fundiária e o Zoneamento Ecológico/Econômico. “É inevitável que Humaitá se torne um polo gerador de riquezas. Está vindo pra cá uma série de empresas na área agrária para se instalar aqui”, informou o Secretário Adjunto da Sedecti.
Os produtos atualmente só exportados deverão ser beneficiados em Humaitá, adiantou Ronaldo Fernandes. “Isso vai gerar postos de emprego”. Essa transformação será importante para o sul do Amazonas e para a economia do Estado.
As reuniões com o IFAM já visam atender a uma demanda apresentada pelos empresários. Os encontros com o IFAM devem chegar à CDL, UFAM e UEA, precisamos formar a mão-de-obra. “Os investimentos previstos para Humaitá necessitam de mão-de-obra qualificada. Então esta parceria visa atender essa demanda”, argumenta Ronaldo. Os representantes da Sedecti continuam em Humaitá discutindo ações de fomento para organizar o ambiente de negócio.
A conversa com o Secretário Executivo Ajunto da Sedecti é de aproximadamente cinco minutos, porém com informações relevantes para empreendedores e fornecedores de mão-de-obra. Acompanhe a entrevista com Ronaldo Fernandes.