Uma região relativamente calma, se comparada a outras áreas no sul do Amazonas está sob ameaças de invasão. Propriedades às margens da BR 230, sentido Lábrea, estão sendo ameaçadas. Uma possível reunião que aconteceu em 24 de agosto está articulando a invasão em propriedades ao longo da BR 230, a partir do km70. O mapa abaixo de 2019 mostra a região cobiçada pelos invasores.
O ato estaria sendo orquestrado por um candidato a Deputado Estadual por Rondônia, na região de Ariquemes. Um boletim de ocorrências foi registrado na Delegacia de Polícia de Humaitá, narrando os acontecimentos. A manobra quer reunir 150 famílias para a invasão.
As autoridades do sul do Amazonas foram alertadas para a eminência de uma invasão que pode gerar crimes ambientais irreparáveis e principalmente conflito agrário. A maior parte dos proprietários de terras naquela região estão no local há mais de 20 anos. De acordo com o grupo montado nas redes sociais as famílias seriam transportadas para a região a partir da próxima semana. A preocupação com a mata mantida praticamente intacta nos últimos anos alerta as autoridades para danos irreparáveis ao meio ambiente. “Invasão é crime”, alertou um agente que monitora a região.
O candidato se uniu à Associações que já participaram de outras invasões, inclusive no Estado de Rondônia e a um topografo que atua na região de Realidade. As conversas em redes sociais indicam que o virtual candidato está subsidiando o transporte das famílias para a invasão. A BR 230 liga Humaitá à Lábrea e parte de sua extensão passa pelo território pertencente a Canutama. Inclusive as propriedades estão dentro dos domínios territoriais daquele município. As autoridades estão monitorando a região.
Gostaria de mandar mais material dessas invasoes que ja acontencem na 319 km 100 com desmatamemto muito grande quero email do reporter para enviar material