A LIHHU – Liga de Handebol Humaitaense confirmou para a primeira quinzena de setembro o início do Campeonato Humaitaense de Handebol. A segunda edição da competição espera repetir o sucesso da primeira. As equipes estão em fase de preparação e definição dos elencos.
Fundada em 2020 a LIHHU através dos desportistas Aluizio Azevedo de Amorim e Diego Henrique Moreira, presidente e vice, respectivamente a entidade surge para incentivar a modalidade. “Até então existia apenas a seleção humaitaense que disputada competições em Rondônia”, afirmou Aluizio.
Com a Liga foram criadas seis equipes masculinas e seis femininas: Águia Esporte Clube, Atlético Maneiro Esporte Clube, Classe “A” Esporte Clube, Clube Esportivo Apache, Ferroviário Esporte Clube Humaitaense e Kairos Esporte Clube. Surgiu também a primeira competição, disputada em 2021, durante a flexibilização da pandemia. Na decisão do campeonato a quadra do GM3 ficou lotada.
Os dirigentes da Liga comemoram o sucesso do handebol, uma modalidade em ascensão no município e que despertou o interesse também do poder público. “Na primeira competição tivemos o incentivo apenas da iniciativa privada”, destacou Aluizio confirmando o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para a temporada 2022.
Homenagem
Ficou definido que o Campeonato Humaitaense de Handebol vai homenagear Lucas Cenoura. O atleta foi vítima de um acidente de trânsito fatal. A LIHHU vai utilizar nas divulgações II Campeonato Humaitaense de Handebol ‘Lucas Cenoura”.
Preparação
O vereador Ley Siqueira vem incentivando o esporte nas mais diversas modalidades, e nesta semana acompanhou o treinamento do Clube Esportivo Apache. A equipe treina na quadra do São Cristóvão e vem buscando apoio logístico para entrar na competição com força e preparada. “Esses atletas tem renovado o handebol e impulsionado a modalidade, merecem nossa atenção”, disse o vereador.
Veja a reportagem.