O CAPs – Centro de Atenção Psicossocial Mangabeira de Humaitá divulgou o cronograma de atividades para o Setembro Amarelo. Com o tema: ‘Prevenção ao suicídio e automutilação na escola’, seja a ajuda que o outro precisa. Os profissionais do Caps participaram do Desfile de cinco de setembro num pelotão que acompanhou a Escola Estadual Oswaldo Cruz. “Essa participação foi a abertura oficial das atividades”, informou Jussara Ceolin, coordenadora do Caps.
Uma série de visitas e palestras acontecem a partir de quinta-feira, 8, com a equipe do CAPs em parceria com a prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde . A primeira palestra acontece na CDL/Humaitá com a participação dos colaboradores do IMD – Centro de Educação, às 16h. Uma palestra sobre a valorização da vida também está agendada para o 54º BIS, dia 12 às 16h.
Dias 13 e 14 as palestras vão acontecer nas escolas Oswaldo Cruz e GM-3, às 8h e às 14h. Os profissionais do Caps também vão palestrar no GM-3 à noite a partir das 19h30. Dia 16 de setembro a comitiva vai até a Comunidade Uruapiara.
“Reconhecer os sinais de alerta ajuda na prevenção. Geralmente, os suicídios são premeditados, e as pessoas dão sinais de suas intenções. Oferecer este apoio ajuda”, e assim as palestras tem continuidade nos dias 19 e 21 nas Escolas Ceti e Dom Bosco às 8h. Dia 22 a palestra vai até a Aldeia Traíra. No dia 26, de acordo com o cronograma serão atendidos os colaboradores do Porto Masutti, às 14h.
O encerramento do Setembro Amarelo acontece no dia 30 com uma caminhada pela vida. A concentração será às 16h na Praça da Saúde, em frente a Semsa – Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes vão até a Orla de Humaitá.