A Associação Nova Esperança dos Produtores Rurais Extrativistas da BR 319 luta por energia ao longo da BR desde 2012. Neste 7 de Setembro se reuniram para definir novas ações para alcançar seus objetivos. São mais de 300 famílias de produtores que aguardam uma solução. “As promessas são muitas, e as ações são poucas”, disse o presidente da Associação, Robson Lenz.
Atualmente 185 famílias estão cadastradas junto a Amazonas Energia. Nos últimos anos apenas promessas foram oferecidas sem uma solução definitiva. “Energia não é luxo, é uma necessidade”, disse Robson. A produção fica comprometida, os alimentos perdidos.
Os produtores aprovaram nesta quarta-feira, 7, um bloqueio na BR 319 para chamar a atenção das autoridades municipais e estaduais. “Os documentos para oficializar o protesto já estão sendo confeccionados”, informou o presidente. Todas as autoridades serão informadas. Os produtores pretendem fechar a BR 319 antes das eleições.
Os produtores já realizaram abaixo-assinado, cadastrados e outros movimentos sinalizados pelos órgãos sem resultados. Os cadastros vem sendo realizados desde 2012, e nos últimos dois anos a Associação tem intensificado as ações para obtenção de energia. As propriedades estão localizadas do Distrito de Realidade pra frente, sentido Manaus. Os cadastros realizados no sistema da Amazonas Energia, foi protocolado em 24 de fevereiro de 2022 no Ministério de Minas e Energia, sem resposta até o momento. Na reunião desta quarta-feira, 7, na sede da Associação no Km 150 foram convidados representantes da Amazonas Energia, Ministério das Minas e Energia e o Responsável pelo projeto Luz para Todos. Ninguém compareceu.
Veja a matéria.