Os técnicos do TRE-AM – Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas levaram pouco mais de 12 horas para finalizar a preparação, testes e lacres das urnas eletrônicas de votação em Humaitá. As urnas serão utilizadas no domingo, 2, em Humaitá. Com a participação do Dr. André Lopes, representante da OAB, e do jornalista Fábio de Souza, todo o processo foi explicado pelo Analista Judiciário do TRE-AM.
Houve a geração de mídias, foram introduzidas em cada urna as informações relacionadas as eleições 2022. Os dados deixam a urna apta a votação no dia 2 de outubro. O processo foi realizado em 12 horas de trabalho no Cartório Eleitoral de Humaitá. Além das urnas de Humaitá, foram preparadas urnas da zona rural de Canutama e Manicoré, em função da logística.
O Dr. André Lopes, advogado em Humaitá e representante da OAB acompanhou o processo pela primeira vez, e pode observar todo o trabalho. “É muito interessante ver de perto o passo a passo de preparação”, relatou o advogado.
As urnas passaram por nova checagem hoje, 28, pela manhã, e foram preparadas para o transporte aos locais de votação. O envio para cada sessão começa na próxima sexta-feira, 30, para os locais mais distantes.
Depois de preparadas cada urna recebe nove lacres, todos assinados pelo Juiz Eleitoral da 17ª Zona Eleitoral de Humaitá, Dr. Bruno Rafael Orsi.
Veja o que diz o doutor André Lopes sobre o processo de preparação e a segurança nas urnas eletrônicas.