De 28 de novembro a 8 de dezembro, os cristãos de Humaitá (AM) e região, estarão mais uma vez reunidos, para celebrar a devoção a padroeira do município, Nossa Senhora Imaculada Conceição.
A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição, vem desde os primeiros instantes que o fundador da cidade, José Francisco Monteiro desembarcou na comunidade, em 15 de maio de 1869.
Já nos primeiros dias na Terra da Mangaba, o seu fundador mandou construir uma capela, que foi consagrada a Nossa Senhora da Conceição, ao qual era grande devoto. Para o historiador e escritor Raimundo Neves de Almeida (Retalhos Históricos e Geográficos de Humaitá), “… a obra pode ser considerada a pedra fundamental do povoado, que deu origem ao município de Humaitá”.
A devoção a Nossa Senhora Imaculada Conceição não é apenas uma manifestação de respeito e gratidão da população católica a padroeira de Humaitá, sim, um momento que está enraizado no contexto histórico do município, há 146 anos.
A Festa da Padroeira, como é popularmente conhecida é o evento que reúne o maior número de pessoas, oriundas de vários municípios do Amazonas e de outros estados da região norte do Brasil.
Este ano, com o tema principal, ‘A ALEGRIA DE SERVIR NA MISSÃO COM MARIA’, moradores e visitantes de diversas cidades da região, durante nove dias, vão acordar cedo para rezar e agradecer a santa padroeira, durante Terço de Penitência, seguido da Santa Missa.
Todos as noites, após as celebrações eucarísticas a festa continua na Quadra da Matriz, onde acontecerá a Festa Social.
PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
05h30 – Terço de Penitência seguido da Santa Missa
11h30 – Ofício de Nossa Senhora
15h – Terço da Divina Misericórdia
17h30 –Terço Mariano
19h30 – Santa Missa/Novena
20h45 – Festa Social/ Leilão presencial e virtual e venda de comidas típicas.
Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Diocese de Humaitá-AM
Pastoral da Comunicação
Texto e Fotos: Júlio Sérgio Aires