O Governo do Amazonas e representantes da empresa Azul Linhas Aéreas participaram de solenidade que marcou o início das operações da companhia para ligar Manaus a Fort Lauderdale, na Flórida, Estados Unidos, uma das cidades norte-americanas mais procuradas por turistas brasileiros. O voo inaugural partiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes nesta quinta-feira, 15.
“Isso é um reflexo do conjunto de ações que a gente está realizando com as empresas, a disposição que a gente tem colocado o Governo do Estado para ajudar não só a Azul, mas outras companhias aéreas, naquilo que for de competência do Governo do Estado, para ajudar as prefeituras na recuperação de aeroportos”, destacou o governador.
Wilson Lima relembrou, por exemplo, o aeroporto de Barcelos (cidade conhecida pela pesca esportiva), inaugurado no início deste ano, e informou que a pista de pouso de Itacoatiara também está prestes a ser entregue. O governador também destacou o trabalho feito em conjunto com o Governo Federal para reforçar a malha aérea na região.
“Nós firmamos, inclusive, um convênio com o Governo Federal para poder recuperar 13 aeroportos no interior do estado. Tudo isso fomenta a atividade turística, e o Governo do Estado tem essa missão de dar as condições”, completou.
De Manaus para o interior
Os municípios de Apuí, Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré e Borba passaram a contar, no último dia 5 de dezembro, com voos comerciais da Azul que fazem ligação com a cidade de Manaus. Em 2019, no primeiro ano da atual gestão estadual, a Azul atuava em apenas três municípios do Amazonas.
Com esses novos cinco destinos, o número de cidades alcançadas com voos da Azul chega a 14. No Amazonas, a Azul também conta com voos nas cidades de Maués, Tefé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Parintins, Lábrea, Coari, Barcelos, além de Manaus.
Humaitá
Em Humaitá o Aeródromo funciona com restrições. “ A ANAC fez uma lista de adequações que precisam acontecer para o aeroporto funcionar com força máxima”, disse Juan Amâncio, gestor do Aeroporto Municipal. Com mais de 60 dias de atraso, o prefeito de Humaitá assinou um documento na Seinfra – Secretaria de Infraestrutura do Estado, iniciando um processo que autoriza a construção da cerca na área do aeródromo em Humaitá. Porém, existem várias outras ações que dependem exclusivamente do poder executivo municipal.
Dados da Amazonastur apontam que houve um aumento de 32,12% no número de passageiros domésticos de janeiro a setembro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Da mesma forma, houve um crescimento de 1.184% na movimentação de passageiros internacionais, saltando de 2.045 para 26.267, devido à ampliação do número de voos.
Plano de expansão
O acordo para a manutenção de voos e criação de novas rotas para o Amazonas foi firmado entre o Governo do Amazonas e a empresa Azul, no biênio 2022/2023. Dentre os dispositivos, está a renovação da concessão do benefício de redução da carga tributária sobre o combustível de aviação por parte do Governo do Estado. Em contrapartida, a Azul tem responsabilidade de manter as operações atuais, além da criação de novas operações.
Fonte: Assessoria, adição: Fábio de Souza