Criado em 1997 pelo Governo do Estado do Amazonas o Programa de Pronto Atendimento ao Cidadão – PAC pode chegar a Humaitá em 2023. A informação é do Secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento Rodrigues ‘Emano’, no programa Notícias da Amazônia, na FM 104.9. “Isso deve facilitar a emissão da Carteira de Identidade no município”, adiantou o secretário.
O PAC concentra, simplifica e agiliza o atendimento dos serviços públicos. O PAC pode concentrar serviços ded secretarias, polícia civil, energia e água, defensoria, junta militar e outros. Atualmente existem 15 PACs sob a gerência da Secretaria de Cidadania da SEJUSC, nove na capital e outros quatro no interior. Parintins, Manacapuru, Itacoatiara e Iranduba já possuem o programa. Tefé e Presidente Figueiredo receberam o programa recentemente.
Humaitá pode ser a sétima cidade do interior a contar com os serviços. Emano contou que vem mantendo tratativas para materializar esta conquista para o município. “As conversas estão bastante adiantadas”, garantiu o Secretário de Assistência Social.
O primeiro PAC foi inaugurado em 1998, e a partir de 2006 as ações do programa passaram a ser quantificadas, totalizando até março de 2018 mais de 36 milhões de atendimento.
Ouça o que diz o Secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento Rodrigues ‘Emano’, na conversa no programa Notícias da Amazônia sobre o assunto.