O Caps Mangabeira – Centro de Atenção Psicossocial de Humaitá está em novo endereço. O Caps funcionou desde sua fundação em agosto de 2012 na Avenida Brasil, no Bairro São Francisco, e agora está num prédio anexo à Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, ao lado da UBS Centro. O antigo prédio era alugado, e agora o Caps Mangabeira está em prédio próprio da prefeitura. A coordenadora do Caps, Jussara Ceolin comemorou a novidade. “Agora temos um espaço maior, são mais salas”, disse Jussara.
No antigo endereço eram quatro salas divididas pelos profissionais nos diversos atendimentos, agora são 10 salas, mais banheiros e copa, além da recepção. A mudança aconteceu na semana passada e a mobília ainda está sendo distribuída. Neste período os atendimentos não pararam informou Jussara. “O atendimento teve sequência”, confirmou a coordenadora. O novo local além de maior tem acessibilidade destacou Jussara Ceolin.
O Caps Mangabeira foi idealizado pela psicóloga Norma Rissa em 2012, criando um espaço de reintegração social do indivíduo, resgatando sua cidadania. No centro são realizadas consultas médicas, psicológica, enfermagem e Assistente Social. Através de oficinas terapêuticas trabalha com música, hidroginástica, ginástica laboral e artesanato. Desde 2017 são trabalhados os meses do ‘Janeiro Branco’, ‘Maio do Tabagismo’ e ‘Setembro Amarelo’ (ações que envolvem a sociedade).
São em média 150 atendimentos por dia no Centro de Atendimento Psicossocial do município. O Caps de Humaitá tem oito mil pessoas cadastradas. A equipe do Caps Mangabeira é composta por um psiquiatra, dois clínicos gerais, dois psicólogos, um enfermeiro, um farmacêutico, um fonoaudiólogo, um profissional de educação física, dois assistentes sociais, um técnico de enfermagem, dois recepcionistas, um administrativo e uma copeira.
O Caps Mangabeira atende pacientes de Humaitá e outras cidades, como Lábrea, Apuí, Manicoré, incluindo o Distrito de Santo Antônio do Matupí, Canutama e Porto Velho. O funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial acontece de segunda à sábado das 7h às 11h e das 13h às 17h.