A prefeitura de Humaitá vai iniciar nesta terça-feira, 17, uma ação intersetorial para combater os avanços da dengue na cidade. Humaitá, segundo boletim semanal divulgado pela FVS – Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, está entre os cinco municípios do Estado com maior taxa de incidência. Na lista estão Benjamin Constant (3.835,3), Jutaí (1.797,7), Ipixuna (1.575,1), Atalaia do Norte (1.384,9) e Humaitá (1.216,9).
De acordo com o Boletim Informativo da Dengue da Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, divulgado em 14 de janeiro deste ano, em 2022 foram notificados 1.017 casos, confirmando 270. O maior número de casos atinge pessoas acima dos 35 anos. O bairro com maior incidência é o Nossa Senhora do Carmo com 51 casos confirmados, seguido do São Cristóvão 39 casos; e São Domingos Sávio com 36. Nova Humaitá, onde a ação começa registrou 16 casos.
“Já realizamos ações nos bairros Nossa Senhora do Carmo e São Cristóvão e estamos seguindo um cronograma”, relatou a Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça. “Todos os bairros serão beneficiados na ação”, destacou a secretária. Serão realizadas vistorias casa a casa com os Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Secretaria de Assistência Social, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. “Vamos visitar os quintais e pedimos a população que traga para frente se suas casas todos os entulhos, tudo aquilo que possa acumular água”, frisou Sara Riça.
O primeiro passo informou a secretária será realizada uma ação de educação e saúde. “Haverá um retorno e a prefeitura poderá utilizar-se de uma lei para garantir a limpeza dos terrenos, incluindo multas”, enfatizou a secretária. Sara Riça abordou a Lei Municipal 701 de janeiro de 2016, que institui sanções aos proprietários de imóveis e terrenos baldios, que possibilitem a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Todas as pastas da municipalidade vão se concentrar na quadra da Poupex, nesta terça-feira, 17, a partir das 8h. Veja o que diz Sara Riça.