A Vigilância Sanitária de Humaitá realizou várias diligências ao longo de 2022 para combater a inserção no mercado de produtos clandestinos. Nesta sexta-feira, 20, a convite da coordenadora da Vigilância Sanitária Abigail Santos Riça, o farmacêutico Daniel Faria de Lara esteve na repartição para verificar alguns medicamentos clandestinos. “Alguns destes medicamentos me enganaram”, afirmou o farmacêutico.
“Os produtos fitoterápicos contendo indicação terapêutica se referindo a doenças, condições graves e sem registros nos órgãos competentes são clandestinos”, disse Abigail afirmando que o registro junto a Anvisa é uma garantia da eficácia do medicamento. Parte das apreensões realizadas no ano passado foram colocadas em exposição para alertar a população sobre os perigos. Todo o material será descartado pela Vigilância Sanitária na próxima semana.
O farmacêutico Daniel de Lara afirmou “Com essa ação de sexta-feira eu como farmacêutico estou comprimindo a missão da minha profissão no mundo que é: Prover informações sobre medicamentos, fundamentadas nas melhores evidências científicas, aos profissionais da saúde, visando a promoção de práticas terapêuticas seguras, eficazes e de melhor custo benefício à sociedade”.
Os medicamentos clandestinos eram comercializados em Humaitá, e muitos fabricados em locais sem a mínima higiene, e sem nenhuma comprovação de eficácia. A Vigilância Sanitária do Piauí logo após uma operação realizada em Humaitá com apreensão de grande quantidade de um ‘medicamento clandestino’ (Gota do Zeca) realizou ações de busca e apreensões nos locais de fabricação no interior daquele Estado. As imagens são apresentadas na reportagem abaixo.
O vídeo mostra parte dos medicamentos clandestinos apreendidos em Humaitá. “Boa parte foi em operação conjunta do Ministério Público, Polícia Militar e Civil e organismos da Fazenda estadual e órgãos municipais”, confirmou Abigail. É importante destacar que a Vigilância Sanitária é um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde da população.
Num documento elaborado pela Vigilância Sanitária de Humaitá, logo no início, ganha destaque os objetivos das ações. A Vigilância Sanitária, segundo o documento tem como objetivo desenvolver ações, por meio da intervenção nos riscos sanitários, com foco na qualidade e segurança de alimentos, produtos e serviços, para promover e proteger a saúde da população. Neste endereço da Anvisa é possível realizar a verificação dos medicamentos fitoterápicos https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/medicamentos/fitoterapicos-dinamizados-e-especificos
O site Notícias da Amazônia conversou com o Farmacêutico, Daniel Faria de Lara da Farmadicas. Daniel aborda os perigos para o consumidor e aproveitou o Dia do Farmacêutico para realizar lives com a influencer digital Laura Teixeira para esclarecer a população. “É um dever do farmacêutico entregar a informação correta à população”, descartou Daniel. Assista a reportagem.
Comments 1