Há 20 dias a municipalidade iniciou uma grande ofensiva contra à Dengue em Humaitá. Ações integradas de várias pastas do município têm visitado residência por residência, promovido limpeza e serviços de orientação à população. Esta semana a prefeitura concluiu os três primeiros bairros da cidade, e fez uma avaliação positiva das atividades. Parceiros importantes estão chegando nesta luta para acabar com os focos do aedes aegypti, e agora o exército vai participar também.
Após uma reunião entre o comando do 54º Batalhão de Infantaria de Selva e a Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, ficou definido que oito integrantes do batalhão vão integrar as forças multissetoriais de enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os soldados, cabos e sargentos passaram por treinamentos esta semana.
Os homens do exército, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Sara Riça receberam treinamentos de combate à Dengue (vistoria e eliminação de possíveis criadouros, além de educação em saúde. Os representantes do exército também aprenderam a utilizar as máquinas costais de borrifação.
A partir da próxima terça-feira, 7, as equipes da prefeitura e parceiros iniciam os trabalhos no Bairro São Cristóvão. O local possui o maior número de notificações e casos confirmados de dengue, segundo Boletim da Semsa.