A Agência Nacional de Aviação Civil emitiu ofício 120/2023 em 23 de janeiro de 2023 para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego aéreo solicitando divulgação imediata de interdição. Segundo o ofício o Aeródromo de Humaitá será proibido de realizar operações de pouso a partir de 20 de março. A Anac informa também que tentou por diversas vezes manter contato com o operador sem sucesso.
A decisão atende a portaria 8.536/SAI de 8 de julho de 2022 no artigo 59 da resolução Anac 472/2018. O ofício com antecedência pede publicidade para que a comunidade aeronáutica tome conhecimento da decisão de fechamento do Aeródromo em face da existência de risco presumido para as operações. As informações estão no site da Rotaer. O site indica a situação dos aeroportos, condições climáticas e apresenta a informação de proibição a partir de 20 de março de 2023 para o Aeródromo de Humaitá.
O senhor Juan Amâncio da Silva, gestor do aeroporto informou que está com um Plano de Ação pronto para ser executado. “Já encaminhamos ofícios desde 2022 para o executivo e o legislativo, sem resposta”, informou Juan. Foram sete documentos informando a situação do aeródromo e as situações emergenciais para evitar essa tomada de decisão da Anac. “Até o momento nenhum movimento do executivo municipal para solucionar o problema”, disse Juan. O último ofício foi protocolado na prefeitura e na Câmara de Vereadores no dia 31 de janeiro de 2023.