O turismo e seus desafios foram debatidos nesta quarta-feira, 8, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo de Humaitá. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Ronald Siqueira abordou a importância do Conselho e destacou que o município faz parte do Mapa do Turismo Nacional. “Atualmente estamos no Programa Regional do turismo e somos uma das 24 cidades do Amazonas integrando este sistema”, disse Ronald.
A Turismóloga, Roseane, designada pelo Governo do Estado para fomentar as ações também destacou a importância do Conselho, e os avanços que podem beneficiar Humaitá. “Vamos organizar o setor e detectar o impacto do turismo na economia local”, afirmou Roseane. O Conselho definiu que deve ser implantado um CAT Digital – Centro de Atendimento ao Turista. A pauta passou pela criação de um calendário e agenda cultural que vão facilitar as ações de divulgação e recepção dos visitantes.
O Cadastur também recebeu um espaço nas conversas. “É importante envolver o poder público e os empresários do setor nas discussões”, ressaltou Ronald Siqueira. O Conselho deve definir parcerias com a CDL, SEBRAE, CETAM, Universidades e a Rede Pública de Ensino para aplicar cursos voltados para áreas estratégicas, e assim organizar, desenvolver e fomentar o turismo em Humaitá.
Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo
O Conselho foi criado em 2009, e é uma das exigências para Humaitá integrar o Mapa do Turismo Nacional. Segundo a Amazonasdtur a cidade possui um fluxo de turistas que precisa ser melhor explorado com pacotes, roteiros e itinerários que contemplem as potencialidades da região.
Compõe o Conselho Municipal de Desenvolvimento sete representantes do poder público (Secretária dos Povos Indígenas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Cultura, UEA e Cetam) e outros sete membros da sociedade civil (Associação dos Povos Indígenas, CDL, Sebrae, Associação de Artesanatos e artes plásticas, setor de restaurantes, bares e similares e hotelaria).
Humaitá está inserido no programa Conecta Turismo que vai possibilitar i município participar de feiras nacionais. “Os empresários devem participar para atrair o turista”, finalizou Ronald Siqueira.