A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil está alertando as autoridades desde março do ano passado para algumas providencias que devem ser executadas no Aeródromo de Humaitá. O Aeroporto do Mangabal Salu Cruz necessita de adequações imediatas.
Veja o que diz o comunicado da Anac ao gestor do aeródromo, e encaminhada ao executivo municipal em sete ofícios ao longo de 2022. Um ofício com o mesmo conteúdo foi protocolado em 31 de janeiro deste ano.
1- O aeródromo de Humaitá encontra-se com uma serie de não adequações a serem saneadas, conforme processo Nº 00058.035180/2021-18 ANAC.
2- Neste processo existem pautas urgentes a serem cumpridas para garantir a segurança aeroportuárias, já foram citadas em vários ofícios entregues ao executivo municipal não obtendo resposta até a presente data, a ANAC está proibindo as operações de pouso com início no dia vinte de março de 2023.
3- Os fatos são: ocorrências envolvendo a presença incorreta de aeronaves, veículos e pessoas na área protegida de uma superfície designada para pouso e decolagem de aeronaves são perigos que devem ser evitados, pois podem trazer grandes riscos a vida e danos ao patrimônio, essas ocorrências conhecidas como “incursão em pista “ ocorre quando a falta de controle de acesso, pela falta de vigilância do local ou por ausências de cercas perimetrais de seguranças. Em alguns aeroportos com baixa operação aérea é comum que a população tenha ideia equivocada de que acessar a área restrita não terá risco algum.
Outros casos acontecem quando veículos particulares e oficias acessam a pista sem a devida autorização do administrador aeroportuário ou sem a devida coordenação com os órgãos de trafego aéreo. Cabe destacar que todos as ocorrências aqui relatadas estão previstas no RBAC 107, RBAC 153.
4- Neste prazo anterior ao fechamento resta fazer um PLANO DE AÇÃO DAS NÃO CONFORMIDADES
5- Consiste em efetuar as correções físicas possíveis dentro do prazo tais como:
a) Execução de obras da SEINFRA AM (cerca operacionais), a qual já está em fase licitatória.
b) Manuais do aeroporto (PLEM).
c) Providenciar junto a ANAC a correção da metragem de pista para as devidas publicações pelo DECEA no ROTAER.
d) Providenciar a manutenção de vegetação no local.
e) Providenciar pintura da pista de acordo com a RBAC 154.
f) Providenciar a correção de pontos de erosão ou a reforma do pavimento.
g) Providenciar carta de comprometimento com a segurança operacional conforme RBAC 153.51 (d).
h) Providenciar junto ao DECEA a confecção do PZBA.
i) Adequação do terminal aeroportuário.
Ao site Notícias da Amazônia, o Secretário Municipal de Gabinete, Jhonatan Maciel informou que a prefeitura está tomando as medidas necessárias. “Já existe um planejamento acertado com a Seinfra. Inclusive documento assinado pelo prefeito em dezembro de 2022”, relatou Jhonatan. O secretário explicou que a equipe está no aguardo da abertura do orçamento 2023. Jhonatan disse ao Site que está recebendo as cópias do processo junto a Seinfra, e deve manter uma reunião ainda hoje à tarde com o gestor do Aeródromo, Juan Amâncio da Silva.