O Gestor do Aeródromo de Humaitá, Juan Amâncio da Silva informou ao site Notícias da Amazônia que o Plano de Ações para evitar o fechamento do Aeroporto está pronto. “O plano consiste em dizer o que será feito e o prazo que cada atividade será desenvolvida”, afirmou Juan. A Anac – Agência Nacional de Aviação Civil tornou público esta semana que o aeródromo Mangabal Salu Cruz deve ser fechado para pouso e decolagem a partir do dia 20 de março.
Juan Amâncio da Silva se encontrou com o prefeito Dedei Lobo (UB) na quinta-feira, 9, e fez um relato verbal das urgências. Agora verbalizado tudo o que já havia sido encaminhado em oito ofícios para o executivo municipal (sete ao longo de 2022). Na próxima segunda-feira, 13, o Plano de Ações será entregue ao chefe do executivo humaitaense que deve assinar e encaminhar a Anac.
O documento firma o compromisso com prazos exequíveis do que será feito no aeródromo. Manutenção do ar-condicionado, substituição de vidros, minirreforma no terminal aeroportuário (áreas de embarque e desembarque), manutenção da vegetação (corte do mato). O plano de ação vai atualizar a Anac sobre a construção da cerca de proteção. O processo já está no Diário Oficial do Governo, e em fase de licitação. Este serviço será executado pela Seinfra – Secretaria de Estado da Infraestrutura.