O Conselho Municipal de Saúde de Humaitá está realizando uma série de três pré-conferências preparando a sociedade para a 9ª Conferência Municipal da Saúde agendada para os dias 30 e 31 de março. Duas pré-conferências já foram realizadas em Cristolândia e Distrito de Realidade. A última acontece dia 25 de fevereiro na Comunidade de Moanense. As duas localidades visitadas até agora apresentaram preocupações comuns com a falta de saneamento básico e a coleta de lixo. ” As pré-conferências dão instrumentos para direcionar a Conferência Municipal”, disse Edileuza Gouveia presidente do CMS – Conselho Municipal de Saúde.
No Distrito de Realidade os moradores ainda apontaram o fechamento da Farmácia Popular como um grande problema para acesso aos medicamentos. A interdição aconteceu após fiscalização da Vigilância Sanitária. A Conferência reúne reflexões desafios e perspectivas no âmbito do controle social e será desenvolvida em quatro eixos. O Brasil que temos, O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas, Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
A presidente do Conselho Municipal de Saúde Edileuza Gouveia Rodrigues do Nascimento fala que a participação popular é importante em todas as etapas, inclusive na atualização cadastral. A UBS de Realidade atende mais de 5 mil pessoas e tem no seu cadastro pouco mais de 4.500. “O cadastro atualizado significa recursos para implementar as políticas públicas necessárias”, confirma Edileuza.
Além da participação popular as pré-conferências contam com os representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. A presidente da Conferência Municipal marcada para o final de março é a Secretária Municipal de Saúde, Sara Riça. Os dois dias de conferência vão acontecer no auditório da UFAM, na Circular Municipal. A abertura da conferência será no dia 30, a partir das 19h.