A rainha do Bloco ‘As Piranhas’ Ramon Mendonça vestida de Carmem Miranda deu início oficialmente ao carnaval humaitaense neste sábado, 18. Um mar de gente se concentrou na Praça da Saúde. A movimentação começou logo depois das 16h. O Bloco ‘As Piranhas’ abre a folia que ficou parada por dois anos devido a pandemia.
Ramon Mendonça, escolhido a rainha do Bloco com a personagem Stefani Germanotta, trouxe para avenida Carmem Miranda, com sua alegria e um colorido todo trabalho nas frutas. A realeza apresenta frutas nos adereços e a rainha de todas Carmem Miranda vem com o tradicional chapéu de frutas, tutti-frutti.
“A imagem da baiana vendedora de frutas foi aproveitada por Carmen Miranda na comédia-musical Bananas da terra (1939) para a criação da personagem que ela incorporaria até o fim da carreira. O visual tutti-frutti forjou um estereótipo forte, incansavelmente parodiado ao longo dos anos”.
O bloco ‘As Piranhas que saiu pouco depois das 18h da Praça da Saúde vai realizar a dispersão na Orla da Cidade. Os paredões de som devem animar os brincantes até a meia noite com a participação do DJ Calcinha de Porto Velho.
Em Humaitá a folia continua no domingo, 19, segunda-feira e terça-feira com o Bloco ‘Os Protegidos’. Este bloco terá concentração no mesmo local a partir das 19h e festa invade a madrugada até as 3h. ‘Os Protegidos’ vão colocar na avenida atrações Nacionais, Regionais e locais.
Segurança e serviços públicos
A Polícia Militar está monitorando todo o itinerário, enquanto a Guarda Municipal sinaliza o trânsito e deixa livre o corredor de fuga para viaturas oficiais. O Corpo de Bombeiros monitora pontos estratégicos e acompanha a evolução do desfile.
A Secretaria de Meio Ambiente vai utilizar um caminhão prensa e três garis para recolhimento do lixo. A Secretaria Municipal de Infraestrutura disponibilizou seis operadores de limpeza que vão varrer a avenida 5 de Setembro e fazer a limpeza na Praça da Matriz. “Uma estrutura semelhante ao utilizado na Expohuma”, destacou John Auler, Secretário Municipal de Meio Ambiente.
A Semsa – Secretaria Municipal de Saúde acompanha o bloco com uma ambulância, motorista e dois técnicos para os primeiros atendimentos se necessário. A Secretaria de Cultura auxilia na manutenção da área delimitada para concentração, desfile e dispersão.