A Diocese de Humaitá realizou nesta quarta-feira, 22, de Cinzas a coletiva de Imprensa com o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023. A Campanha da Fraternidade vem com o tema ‘Fraternidade e Fome e o lema ‘Dai-lhe vós mesmos de comer”. (Mt 14,16). O Bispo Diocesano de Humaitá Dom Antônio Fontinele de Melo disse que há uma multidão de famintos em nossa cidade, em nossa realidade. “São pessoas que hoje não tem direito ao pão de cada dia”, afirmou o Bispo.
O coordenador da Pastoral da Cáritas Diocesana, Adriano Toraneli fez um balanço das ações existentes em Humaitá. “Houve uma evolução nos últimos oito anos, mas é preciso avançar ainda mais”, confirmou Adriano. Alguns dos projetos desenvolvidos pela Igreja Católica em Humaitá tem financiamento internacional e contam com participações do poder público.
A Coletiva acontece no Salão Dom José, no Centro Histórico de Humaitá e contou com a participação de autoridades, sociedade e a imprensa. O prefeito Dedei Lobo (UB) e secretários municipais e executivos acompanharam o lançamento da Campanha da Fraternidade. O Secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento Rodrigues ‘Emano’ fez um relato das ações realizadas pela pasta e apontou a falta de recursos como principal obstáculo para manter, continuar e ampliar programas. “O Governo Federal vem diminuindo os repasses gradativamente”, disse o secretário.
Essa é a terceira vez que a CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil apresenta a fome como tema de reflexão no período da quaresma. Pesquisa divulgada em junho de 2022 aponta para 33,1 milhões de pessoas que não tem o que comer diariamente no Brasil. O número representa 14 milhões de pessoas a mais que em 2020. Segundo Emano 17.500 famílias estão inscritas no CadÚnico em Humaitá, 11 mil pessoas recebem o Auxílio Brasil que deve passar a se chamar Bolsa Brasil. Em 2022 foram distribuídas 17.500 Cestas Básicas na cidade, e no momento não há recursos para continuar o projeto.
Veja nas entrevistas abaixo o que diz o Bispo Diocesano de Humaitá, Dom Antônio Fontinele sobre a Campanha da Fraternidade. Na segunda entrevista, o Secretário Municipal de Assistência Social, Emanuel do Nascimento ‘Emano’ aponta os desafios da Assistência Social.