O Programa Educacional Bombeiro Mirim começou nesta quarta-feira, 1, em Humaitá para 54 crianças de 8 a 15 anos. A aula inauguração e apresentação das crianças e adolescentes aconteceu no auditório da Escola Estadual Álvaro Maia. A Coordenadora do Programa em Humaitá, 2º TEN QCOBM, Andréia Prestes apresentou um histórico do Bombeiro Mirim que já atendeu 84 crianças nas primeiras edições (2019 e 2022).
O Comandante do 2º Pelotão Destacado Bombeiro Militar do Município de Humaitá, 2º TEN QOABM Marildo Dantas Ximenes deu as boas-vindas e comentou a importância do Programa do Governo do Estado e Corpo de Bombeiros Militar. “É o Corpo de Bombeiros fazendo cidadania com a participação dos parceiros: Escola Estadual Álvaro Maia, Banda de Música do 54° Bis, Prefeitura de Humaitá através das Secretarias Municipais: da Saúde, da Educação, da Cultura, da Assistência Social por meio Centro de Referência de Assistência Social – CRAS”, destacou o comandante. (Ver vídeo)
O comandante do 4º BPM de Humaitá – Batalhão de Polícia Militar, Major Saif destacou a melhoria na qualidade de vida e modo de vida para todas as pessoas inseridas no processo. “Saem daqui futuros políticos, advogados, administradores e cidadãos”, apontou o Major.
Até a aula inaugural desta quarta-feira os alunos passaram pelo processo de inscrição, sorteio, exames médicos, matrículas e ‘semana zero’. Nesta última fase os selecionados receberam instruções de dever, respeito e responsabilidades. David Pereira de Castro, com oito anos foi um dos destaques deste período, e foi dele a responsabilidade de apresentar a turma na manhã de hoje (Ver Vídeo). Aluno da Escola Patronato Maria Auxiliadora. Um orgulho para o pai Jovaci Campos Castro de Oliveira que acompanhou todo o processo.
Participaram da aula inaugural além dos integrantes do Corpo de Bombeiros, o Comandante do 4º BPM/Humaitá, Major Saif, a Coordenadora Regional da Seduc, Martinha Elena Lamana, diretor da Escola Álvaro Maia, professor Rui, representantes do 54º BIS, Guarda Municipal e secretários municipais. A diretora da CDL/Humaitá, Mara Dobri acompanhou a solenidade e parabenizou o Corpo de Bombeiros pelo Programa socioeducativo.
Segundo o diretor local do Programa Educacional Bombeiro Mirim, Sub Ten QPBM Oliveira Neves a partir de agora os alunos vão receber instruções com foco em Educação Física, Noções de Salvamentos, Noções de Primeiros Socorros, Estudo e Prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, Noções de Teoria de Incêndio, Ética e Cidadania, Higiene Pessoal, Acompanhamento Pedagógico, Noções de Educação Ambiental, Noções de Educação no Trânsito, Prevenção e Combate ao uso de drogas, Temas Transversais; Palestras, Filmes, Recreação e Atividades Culturais.
Veja abaixo o que diz o Comandante do 2º Pelotão Destacado do Bombeiro Militar do Município de Humaitá, 2º TEN QOABM Marildo Dantas Ximenes, e um dos destaques desta turma, David Pereira Castro.