As 150 crianças que nasceram em Humaitá em janeiro e fevereiro aparecem no Boletim Informativo VE 2023, mais agravos gerais. Informações deste boletim ajudam a identificação da realidade epidemiológica dos municípios, regiões e do país. Foram 80 meninas e 70 meninos nascidos nos dois primeiros meses do ano. Segundo o boletim divulgado pela Semsa – Secretaria Municipal de Saúde, 119 mães têm idade acima de 20 anos. Duas mães estão na faixa etária de 14 anos.
O boletim alimenta o Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação e apresentada outros números. Em fevereiro foram atendidas 62 pessoas vítimas de acidente de trânsito, duas a menos que em janeiro. Uma morte foi confirmada por acidente no Hospital Regional de Humaitá. No período de dois meses foram registradas 39 mortes, 16 somente em fevereiro.
A covid-19 que abriu o mês de março registrando um caso em 24h, registrou 38 casos em fevereiro, segundo o Boletim. A Dengue que confirmou 114 casos em janeiro despencou para 17 casos em fevereiro, segundo o Boletim. A malária está com índices acima de 100. Foram 137 casos em janeiro e outros 129 em fevereiro. Um dos índices que teve aumento nos números quando comparados com janeiro foi o Geca (Diarreia).
A Geca é uma inflamação gastrointestinal, causada principalmente por vírus, bactérias e intoxicações alimentares. Foram 153 atendimentos em janeiro e 166 em fevereiro. Isso pode estar relacionado a questões de saneamento básico.