A prefeitura de Humaitá, através da Seinfra – Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciou nesta quinta-feira, 9, a limpeza no Aeroporto Municipal de Humaitá. O aeródromo funciona com restrições, e segundo documento da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil pode ser fechado para pousos e decolagens no próximo dia 20. Há 10 dias do prazo estabelecido pela Agência para a interdição o Plano de Ações ainda não foi assinado e encaminhado a ANAC.
A agência através de ofício encaminhou uma série de melhorias, reformas e adaptações que devem ser realizadas. Além da limpeza nas áreas de acesso e laterais da pista é necessário de acordo com o documento da Anac a construção da cerca de proteção, controle no acesso de veículos na pista, reforma do terminal, conserto da central de ar-condicionado, substituição de vidros e outros.
“O Plano de ações firma o compromisso com prazos exequíveis do que será realizado no aeródromo”, afirma Juan Amâncio da Silva, gestor do Aeródromo de Humaitá. As ações foram apresentadas em 13 de fevereiro para o chefe do executivo. Em documento encaminhado à Câmara de Vereadores, em 23 de fevereiro, o ofício informa que eram de conhecimento do poder executivo as questões sobre readequações do Aeroporto Municipal de Humaitá e que foram tomadas as providencias necessárias para sanar as devidas pendências.
O mesmo documento lido em plenário adiantou ainda que o prefeito estaria em Brasília para alinhar junto ao órgão (ANAC) as situações para evitar o fechamento do aeroporto. A reportagem solicitou informações sobre a viagem do prefeito a capital Federal e não obteve respostas até o encerramento deste material. A Anac por sua vez não recebeu nenhum documento referente ao Aeródromo de Humaitá.