Moradores do km 30 e km 70 da BR 319, pertencentes ao sul de Canutama ficaram na bronca com o prefeito municipal José Roberto. O chefe do executivo apresentou nas redes sociais resultados de uma visita à Manaus no final de fevereiro. No facebook José Roberto em visita a FVS – Fundação de Vigilância em Saúde destaca cinco novos postos da FVS na região sul e outros quatro que devem ser construídos.
Algumas lideranças destas comunidades registraram os postos existentes e mostram como a ação do tempo tem comprometido a estrutura das salas de atendimento. Os moradores relatam ainda que os móveis utilizados são de escolas da comunidade. Na Comunidade Água Azul três microscopistas trabalham no mesmo local. Os moradores apontam que falta atendimento em outros setores. “Não tem profissionais”, aponta um dos autores das imagens.
No km 70, já havia um posto e uma nova estrutura foi erguida na frente dizem os moradores. No projeto São Francisco havia um posto de endemias (Malária). Dos cinco postos destacados nas redes sociais pelo prefeito, três estão em funcionamento precário, outros dois não tem atividade (km 17 e km 33). “O posto do 13 começaram a obra e pararam, e do Morrinho nem começaram”, informam os moradores.
Com vídeos e fotos que apontam para falta de equipamentos e danos nas estruturas, posto laboratorial sem funcionar e falta de equipamentos a vereadora Marlete Nunes Brandão (PL) vai apresentar a situação na tribuna da Câmara de Canutama nesta segunda-feira, 13. A parlamentar já conversou com o representante da região que confirmaram as informações sobre o funcionamento dos postos. “Vou pedir informações oficiais pela Câmara para confirmação desses fatos. Quantos postos estão funcionando? O pessoal contratado onde está lotado? Faltam equipamentos? Quando definitivamente todos os postos laboratoriais vão ser ativados? E os quatro novos postos já faziam parte do repasse anterior do Governo do Estado?”, disse a vereadora.
A reportagem vai aguardar o pronunciamento da próxima segunda-feira na Câmara de Canutama, e entrará em contato com a assessoria da prefeitura daquele município para obter outras informações. Abaixo o vídeo dos moradores que registram os postos ‘inaugurados’.