O vereador Dr. Valdeir Malta (PL) apresentou o Plano de Ações já elaborado para evitar o fechamento do Aeródromo de Humaitá. “Tem data marcada para o fechamento. Esta data é dia 20 de março de 2023 às 23h59. Esse assunto não é banal. É sério, Já houve ofício sobre assunto tramitando na Casa”, ressaltou Valdeir. O parlamentar destacou que entre as ações o município precisa promover a limpeza nas laterais da pista. “O prefeito enviou um trator que trabalhou um dia e saiu”, disse o vereador.
“A pintura, o próprio gestor do aeroporto cobrou a tinta, está realizando a pintura. O município precisa assinar o termo de compromisso com as exigências”, enfatizou Valdeir Malta. O vereador ainda destacou a importância do aeroporto para o salvamento de vidas, destacando que o fechamento é total. “Tudo é normal até que ocorra um acidente, uma tragédia. Aí vamos atrás de culpados. As exigências são normas de segurança apontadas pela Anac”, concluiu o vereador.
O líder do prefeito na Câmara, Dr. Jorge André (PSC) também falou sobre o assunto. “Precisamos dar uma atenção especial. Nós precisamos do aeroporto funcionando. É um ponto de saída de urgência e emergência para a capital do Amazonas”, disse o vereador referindo as remoções que acontecem com bastante frequência para Manaus na área da saúde.
A mesa diretora informou durante a sessão que o Executivo será oficializado novamente sobre a urgência do assunto e a necessidade de assinatura do termo de compromisso ou Plano de Ações. Outra sugestão da mesa foi organizar um grupo de vereadores para visitar a Seminf – Secretaria Municipal de Infraestrutura para continuar a operação de limpeza naquele setor.
Ainda sobre o aeroporto municipal o gestor do Aeródromo Mangabal, Juan Amâncio participou de programas na FM 104.9 para esclarecer os pontos que podem levar ao fechamento do aeroporto. No programa Notícias da Amazônia na segunda-feira, 13. Juan destacou os ofícios encaminhados, o princípio de uma ação de limpeza e a esperança de que o documento possa ser assinado e encaminhado para a Anac – Agência Nacional de Aviação Civil a tempo. Ouça parte da entrevista.