Pelos menos 28 indígenas das etnias Tenharim, Jiahui e Parintintin de Humaitá se reuniram nesta quinta-feira, 16, em Brasília com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. O secretário Municipal dos Povos Indígenas de Humaitá, Ivanildo Tenharim participou do encontro e foi um dos interlocutores na apresentação das demandas para os povos do sul do Amazonas.
Foram apresentadas demandas na área esportiva, de turismo e atividades econômica sustentável. As informações foram repassadas pelo Secretário Ivanildo Tenharim, por telefone direto de Brasília no programa Notícias da Amazônia, na FM 104.9. “Na área da agricultura, para plantar, precisamos de implementos agrícolas para arar a terra e acompanhamento técnico”, disse Tenharim.
O Secretário confirmou ainda que a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara deve visitar Humaitá na primeira quinzena de maio. A Ministra deve vir acompanhada de representantes dos Ministério do Desenvolvimento Agrário e Desenvolvimento e Assistência Social. “Estes organismos devem financiar os projetos reivindicados nesta quinta-feira em Brasília”, disse Ivanildo Tenharim.
Sônia Guajajara disse na reunião de hoje, 16, “A nossa prioridade é fortalecer as atividades econômicas sustentáveis. Atividades econômicas que os indígenas já praticam. O Ministério vai criar um programa que vai apoiar estas atividades”, afirmou à ministra no encontro com os indígenas de Humaitá. Sônia Guajajara pediu projetos que contemplem as atividades já em andamento nas comunidades.
Ouça parte da entrevista por telefone com o Secretário Municipal dos Povos Indígenas, Ivanildo Tenharim, confirmando a vinda da Ministra Sônia Guajajara e equipe do Governo Federal em maio à Humaitá.