Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias é a possibilidade de fechamento do Aeródromo de Humaitá. Nesta sexta-feira, 17, segundo informações do gestor do Aeroporto, Juan Amâncio, o Plano de Ações Emergenciais corretivas foi assinado pelo chefe do executivo. “Os planos já estão no sistema da Anac, assinados conforme exigência”, afirmou Juan. A equipe técnica da Anac – Agência Nacional de Aviação deve analisar o documento na segunda-feira, 20.
O processo SEI nº 00058.035180/2021-18 de primeiro de dezembro de 2021 foi preenchido na tarde desta sexta-feira, 17. Os Plano de Ações Emergenciais (os documentos foram divididos em duas partes) serão analisados na segunda-feira, 20. “Caso seja suficiente será realizada a retirada da medida acautelatória”, informou um dos técnicos.
A auditoria de segurança operacional de risco apontou algumas demandas que são urgentes. O plano indica o que será feito, e o prazo de conclusão da adequação, reforma, instalação e limpeza. Providenciar a manutenção da vegetação; providenciar a pintura da pista de pouso e decolagem; Correção dos pontos com erosão ou reforma do pavimento (pista de pouso e decolagem e do pátio de estacionamento); Sinalização horizontal de pedestres no pátio (orientação de passageiros ao local de parada de aeronaves); providenciar a instalação de uma biruta (identificar visual de condições do vento) e providenciar junto ao DECEA a confecção PZBA.
O segundo documento apresenta prazos para confecção de documentos e informações que precisam ser atualizadas para a Anac. Juan Amância aguarda a decisão de segunda-feira, 20. Enquanto isso, a biruta, instrumento que indica a direção do vento deve ser instalado neste sábado, 18. A limpeza nas laterais da pista vai continuar na segunda-feira, 20.