O Dia 19 de março comemora-se o Dia de São José, do marceneiro, carpinteiro e do artesão. Em Humaitá uma lei municipal de autoria do ex-vereador e atual vice-prefeito, Alexandre Perote instituiu o Dia Municipal do Artesão para homenagear os profissionais que utilizam o poder da criação para trabalhar com produtos e dar vida a imaginação.
O município atualmente possui 218 artesãos e trabalhadores manuais cadastrados no Sicab – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro. “O SICAB foi desenvolvido com o propósito de prover informações necessárias à implantação de políticas públicas e ao planejamento de ações de fomento para o setor artesanal. Como ferramenta de captação de dados do setor artesanal brasileiro, o sistema permite o cadastramento único dos artesãos do Brasil de modo a agregar as informações em âmbito nacional”, site Gov.br.
O final de semana foi de divulgação dos trabalhos e vendas. A Feira organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Humaitá, reuniu parte dos artesãos no Centro Histórico da cidade. Os artesãos de Humaitá apresentaram trabalhos em madeira, biscuit, crochê e bordados. O artesão Alcione Pereira dos Santos vive da arte há mais de 30 anos. Artesão familiar, seus trabalhos divulgam Humaitá e seus pontos turísticos culturais. “A maior parte dos nossos clientes são turistas e pessoas que residem em outros estados”, disse Alcione.
O Secretário Municipal de Cultura, Ronald Siqueira disse que pretende transformar a feira num projeto mensal. “Isso fomenta a arte e aquece a economia criativa”, destacou o secretário. Para o vice-prefeito, Alexandre Perote é necessário valorizar a economia criativa, e o artesão é o profissional que mais será beneficiado. “Além da divulgação do trabalho o artesão terá uma fonte de renda. Precisamos criar um ambiente que valorize cada vez mais estes trabalhos criativos e que divulgam a nossa cidade”, ressalta Perote.
“As belezas que o nosso município tem servem de inspiração para nosso trabalho. O artesanato como forma de sustentabilidade. Sou um artesão familiar, e sobre desta atividade”, diz Alcione Pereira. Veja mais na reportagem abaixo.