O gestor do aeroporto de Humaitá, Juan Amâncio confirmou na manhã desta sexta-feira, 24, a liberação provisória para pousos e decolagem no Aeródromo de Humaitá. “Foi um trabalho intenso desde de sexta-feira, 17, junto ao departamento técnico da Anac”, enfatizou Juan. O gestor do aeroporto recebeu ligações do Comando Aéreo, Defesa Civil, direção do aeroporto de Lábrea (que utilizam Humaitá) e Ministério da Defesa parabenizando a conquista provisória.
O aeroporto de Humaitá já recebeu na manhã desta sexta-feira o primeiro voo após a liberação. Trata-se de uma remoção e transporte de pacientes como se vê nas imagens. “É importante destacar que o aeroporto significa salvar vidas”, disse Juan. A liberação provisória se deu em virtude da intensificação dos trabalhos apontados no plano de ação. A instalação da biruta, adquirida pelo gestor com recursos próprios e a pintura da pista também de iniciava do senhor Juan Amâncio.
A liberação concedida pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil está condicionada a continuação das atividades destacadas no Plano de Ações. “Esta semana uma equipe da Seinfra, coordenada pelo senhor Rogério concluiu a limpeza nos pontos mais críticos da pista e área aeroportuária”, disse Juan. O gestor do aeródromo de Humaitá aguarda novas diretrizes da administração municipal.
A liberação provisória surpreendeu muitas autoridades ligadas a aviação civil. Esse tipo de restrição, de acordo com fontes na ANAC levam em média 90 dias para saírem do sistema. A experiência de Juan Amâncio e seu comprometimento com a manutenção dos serviços foram fundamentais nesta etapa, comentam as fontes.