Os professores de história da Zona Rural de Humaitá, da rede municipal de ensino participaram de capacitação nesta quarta-feira, 29. A iniciativa foi do Gabinete do Vereador Dr. Ubiratã que encaminhou a sugestão ao poder executivo e a Semed – Secretaria Municipal de Educação. A capacitação apresentou metodologias diferenciadas de abordagem da história, considerando o cotidiano e os costumes de Humaitá, através da cultura material.
O professor Júlio Santos da Silva da UEA – Universidade Estadual do Amazonas fez a aula inaugural para mais de 20 professores do interior. O encontro aconteceu na Escola Gilberto Mestrinho, recentemente repassada ao município pelo Governo do Estado. O tema desta quarta-feira foi História sobre Cultura Material. “Foi trabalhado a memória histórica. O saber dos professores e dos discentes. Partimos da cultura material com objetos, artefatos que fazem parte do cotidiano e estão carregados desta historicidade”, resumiu o professor Júlio.
A coordenadora Pedagógica da Semed, professor Maria Luiza destacou que a capacitação faz parte do projeto ‘Princesinha do Madeira’, que vai incentivas as escolas ao resgate histórico de Humaitá. “Os projetos serão apresentados e premiados no aniversário da cidade”, adiantou a professora.
O vereador Dr. Ubiratã afirmou que o projeto pretende capacitar todos os professores da Rede Municipal de Ensino. “Hoje tivemos a aula inaugural com os professores do campo, ligados a Semed. A primeira parceria foi com o professor Júlio do UEA, doutorando em história, e as parcerias vão trazer professores de outras áreas do conhecimento para fortalecer cada vez mais o ensino humaitaense”, disse Dr. Ubiratã.
Na conversa com o site Notícias da Amazônia o professor Júlio Santos da Silva dá ênfase as metodologias contemporâneas. “Precisamos encantar o aluno”, disse Júlio. Já a coordenadora Pedagógica da Semed, agradeceu a participação de todos e afirma que o resultado foi encantar os humaitaenses nas comemorações dos 154 anos, programadas para maio. Assista.