Um grupo de 13 alunos do CETI – Centro de Tempo Integral Tarcila Prado De Medeiros Mendes. Escola estadual do ensino médio participaram esta semana da Sessão na Câmara de Vereadores de Humaitá. Os alunos do 3º ano dois estão produzindo projetos e foram acompanhar e conhecer o trabalho dos vereadores. Os parlamentares destacaram a importância dos jovens participarem das sessões e entenderem o que se produz na Câmara.
O vereador Dr. Jorge André (PSC) conversou com os alunos, explicou a composição dos poderes e como são formadas as leis. “Além da presença dos jovens acompanhando política, devemos destacar a importância de incentivar os familiares e outros alunos a fazerem o mesmo. Ver de perto como funciona o parlamento e demandas que passam por aqui”, disse Dr. Jorge André.
Através do parlamentar, líder do Governo Municipal na Câmara os alunos puderam conhecer um pouco de história e da participação da mulher no parlamento. Dos 13 alunos, sete são mulheres e entenderam porque o Plenário da Câmara leva o nome de Antonieta Ataíde. Antonieta foi a primeira mulher eleita no parlamento municipal em Humaitá e uma das cinco mulheres que já atuaram como vereadores. Além de Antonieta Ataíde, apontou Dr. Jorge André foram eleitas Sebastiana Lobo, Professora Juci Soares, Ita Lobo e Regis Trindade.
“Os alunos são formadores de opinião e quando entendem o processo legislativo e sua formação podem contribuir com a sociedade no esclarecimento”, frisou Dr. Jorge André. As sessões na Câmara de Vereadores acontecem todas às terças-feiras, a partir das 9h30, e são abertas ao público. A sessão também é transmitida pelo link da Câmara através das Redes Sociais.