A CDL/Humaitá reuniu nesta quarta-feira, 12, os seis proprietários e responsáveis por escolas particulares no município. Presentes à reuniu o Comandante do 4º BPM, Major Saif e o vereador Ley Siqueira (PL) representando o poder legislativo. Em pauta a segurança nas escolas diante dos atos violentos que vem sendo registrados nos últimos dias em ambientes escolares pelo Brasil.
A maioria das escolas particulares está investindo em seguranças privados que acompanham a chega e saída dos alunos, permanecendo na Escola no período de letivo. Regidos por uma legislação (própria para o ensino privado) os donos e diretores das escolas que discutir mudanças na lei que permitam ativar outras práticas que garantam a segurança sem ferir a individualidade dos alunos e causar constrangimentos.
A diretora da CDL, Mara Dobri sugeriu a realização de um novo encontro com representantes do Ministério Público do Amazonas, Defensoria Pública, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e poder Executivo. Considerando a urgência dos fatos a reunião deve acontecer ainda esta semana. “Vamos entrar em contato com as autoridades para agilizar esta discussão”, afirmou Mara.
O Comandante da PM em Humaitá, Major Saif, confirmou que viaturas da Polícia Militar vão continuar acompanhando a entrada e saída nas escolas de Humaitá. São 12 escolas municipais, sete escolas estaduais e seis escolas particulares. As viaturas também vão acompanhar a movimentação de alunos na APAE e no IFAM.
A presidente do Conselho Municipal de Educação, Helena Ferraz dos Santos Malta parabenizou a atuação da Polícia Militar. A professora Helena ressaltou ainda que o trabalho tem que ser participativo com os gestores em contato direto com a PM. Os representantes das Escolas Espaço Infantil, Cuidar, Educar e Brincar, CEEBetel, Raio de Luz e Colégio Ceagape devem agendar palestras com a Polícia Militar.
Sobre a reunião o site Notícias da Amazônia conversou com a diretora do CDL, Mara Dobri que expõe sua preocupação com o atual cenário. Conversamos ainda com o vereador Ley Siqueira autor de uma Indicação de Serviço para instalação de portas giratórias com detectores de metais nas escolas municipais e uso da Guarda Municipal. Veja.