Os pais pedem urgência no planejamento da Construção da Escola, construção de muros no prédio atual, proteção nas janelas, melhoria na merenda escolar, servidores o suficiente para atender a demanda, contratação de pessoal para serviços gerais, cuidadores do maternal, serviços gerais para o período noturno além de apoio logístico da PM. Os pedidos estão em abaixo-assinado encaminhado ao poder executivo municipal.
A manifestação aconteceu nesta quinta-feira, 13, e foi resultado de uma série de reuniões realizadas com a direção da Escola Vereador Manuel Oliveira dos Santos e os pais ao longo da semana. Domingos Sávio, gestor da Escola informou que as demandas são encaminhadas através de ofício para a Semed e a Prefeitura de Humaitá. Hoje não houve aula devido a mobilização que reuniu representantes do poder executivo, legislativo, semed e forças de segurança.
O prefeito em exercício, Alexandre Perote informou a sociedade que um gerador foi instalado na comunidade. “O gerador vai beneficiar a escola e a UBS Nicolau Maia Guerreiro. O serviço será finalizado hoje”, sinalizou o prefeito Perote. Uma equipe da Seminf – Secretaria Municipal de Infraestrutura estava no local realizando o serviço de instalação.
“Vamos agendar uma nova reunião para a próxima semana com o prefeito Dedei (em viagem à Manaus e Brasília) para definir outras demandas e prazos que os pais estão pedindo”, informou Perote. O prefeito em exercício disse ainda que em breve o Distrito de Realidade vai receber uma patrulha mecanizada. “Já estamos buscando recursos para ampliar os serviços da UBS aqui no Distrito”, outra boa notícia.
José Fermiano da Costa apresentou as demandas dos pais e pediu celeridade do poder público para solucionar os problemas de segurança na escola e a contratação de pessoal. “Vamos formar uma comissão e iremos à Humaitá na próxima semana. Queremos um prazo. O gerador que está sendo instalado hoje já havia sido prometido há 8 meses.
O vereador Ley Siqueira (PL) participou da reunião e destacou que o poder Legislativo vem fazendo a sua parte, apresentando as demandas e assim como a comunidade apostando na celeridade do poder executivo. “São coisas simples, porém algumas burocráticas que precisam ser resolvidas”, afirma o parlamentar. Participaram ainda os vereadores João Aragão e Ray Santos.
O site Notícias da Amazônia acompanhou a manifestação e toda a movimentação nesta quinta-feira, 13, em Realidade. Nesta sexta-feira, 14, outras reportagens apresentam demandas na área da saúde, educação e infraestrutura apresentadas pelos moradores. Abaixo quatro entrevistas que resumem os acontecimentos desta quinta-feira no Distrito de Realidade.