O wheelie de origem norte americana é praticado nos Estados Unidos desde 1970, e chegou ao Brasil conhecido como ‘grau’ um esporte onde empina-se a moto utilizando uma das rodas e freio para realizar manobras de equilíbrio e força. Em Humaitá um grupo de amigos pratica a modalidade há mais de cinco anos, e neste mês de abril conseguiu uma conquista fundamental para a modalidade. O grupo tem um espaço para treinamentos com segurança, dentro da lei, tudo pelo certo.
O desportista Marley Machado Martins ‘Pelé’ foi fundamental nesta etapa por apresentar a modalidade ao executivo municipal. A prefeitura liberou a pista de aceso ao Parque de Exposições todos os domingos das 13h às 19h. “A galera limpou o local e vai fazer a manutenção”, disse Pelé. “É um esporte que vai crescer muito em Humaitá, está crescendo no Brasil é uma oportunidade para esta juventude. A educação e esporte muda uma sociedade”, afirmou Pelé.
O mecânico de motos José Romero Barbosa Junior informou que a Família Grau está se organizando em associação. “Essa família é um conjunto de amigos que faz esta brincadeira de forma segura”, disse José Romero. Existem regras para participar, todos os praticantes têm carteira de identificação com todas as informações pessoais, registradas em cartório. “São mais de 150 pessoas que praticam e incentivam o esporte em Humaitá”, finalizou José Romero.
O site Notícias da Amazônia conversou com Elisvelton Torriani e Álvaro Binow que falam da adrenalina e satisfação em realizar manobras empinando a moto. Veja a matéria completa e algumas das manobras. O site agradece a todos que participaram na construção desta matéria e à família grau pelo show.