A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Educação, Semsa – Secretaria Municipal de Saúde e a rede de apoio formada pela Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, CREAs, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e da Adolescência e Nuca lançou a Campanha Faça Bonito. A campanha evidencia o esforço de combate à exploração e abuso sexual infantil. O lançamento aconteceu na durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 25.
Serão realizadas atividades conjuntas com as diversas pastas e instituições para engajar a sociedade e conscientizar todos os públicos sobre a prevenção e os cuidados. A enfermeira Patrícia, representante do Selo Unicef informou que a Semsa trabalha na identificação e notificação dos casos. “Neste período vamos realizar atividades nas UBS’s em parcerias com as Escolas”, disse Patrícia. O Comandante da PM em Humaitá, Major Saif destacou o trabalho que já é realizado pela Polícia Militar nas escolas.
A professora Noemia, falando em nome da Semed – Secretaria Municipal de Educação, afirmou que o momento é de reflexão. “É muito importante usar este período para refletir e conscientizar a comunidade sobre este tema. Precisamos proteger as nossas crianças”, disse Noemia. Muitos destes casos de abuso são identificados na escola, a partir do comportamento da criança.
O vereador Dr. Jorge André, PSC, destacou o Estatuto da Criança e do Adolescente que apresenta mecanismos e cria responsabilidades. “Este documento afirma que a família, a sociedade e o poder Público tem funções primordiais para assegurar leis e proteger as crianças e adolescentes”, disse o Vereador. “Precisamos trabalhar políticas públicas e fiscalizar o cumprimento da legislação. Devemos cobrar o aparelhamento do Nosso Conselho Tutelar para que possa executar suas atribuições da melhor forma possível”, ponderou Dr. Jorge André.
Outros parlamentares também se pronunciaram sobre o assunto, e a importância da Câmara de Vereadores que trabalha em parceria com a Rede de Proteção formada por todas as instituições participantes. “Cada instituição tem o seu papel, mas é o trabalho conjunto que vai dar resultados”, disse Dr. Jorge André. As atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes vão acontecer em diversos cenários, e encerrados com uma caminhada, programada para o dia 25 de maio.
No Brasil o Dia Nacional de ação é 18 de maio. Faça Bonito para Salvar as crianças e adolescentes.