A Semed – Secretaria Municipal de educação lançou o projeto Princesinha do Madeira com a finalidade de promover um resgate da história de Humaitá. As escolas municipais estão preparando exposições e apresentações teatrais para mostrar o resultado das pesquisas realizadas nos últimos 45 dias. Foi na Escola Gilberto Mestrinho que um grupo de professores de história da rede pública municipal participaram de uma capacitação. A capacitação apresentou metodologias diferenciadas de abordagem da história, considerando o cotidiano e os costumes de Humaitá, através da cultura material. A iniciativa de parcerias e preparação dos professores foi do gabinete do vereador Dr. Ubiratã.
E foi através da cultura material que os professores da Escola Gilberto Mestrinho realizaram uma imersão com os alunos no período Áureo da Borracha. Foram realizadas pesquisas, discussões e mini palestras sobre o assunto. O professor Milton Freire, com 22 anos de experiências na educação, filho de seringueiro iniciou um trabalho em 2021 de pesquisa da seringa, através do Projeto Escola da Terra dos professores da UFAM. Milton pode conversar com os alunos do Gilberto Mestrinho e apresentar utensílios e costumes dos seringueiros. “Essa troca de conhecimento enriquece ainda mais todo o trabalho de pesquisa dos alunos e meu”, afirmou Milton Freire.
O gestor da Escola, André Leal afirmou que todo o trabalho de pesquisa, resgate fotográfico e material serão expostos durante os três dias de comemorações do aniversário de Humaitá. As exposições de todas as escolas vão acontecer a partir de sábado, 13, sempre a partir das 16h na quadra da escola Patronato Maria Auxiliadora. Os alunos vão apresentar o teatro no sábado, a partir das 18h no palco montado para as comemorações dos 154 anos de Humaitá, na orla da cidade.
Veja a preparação dos alunos da Escola Gilberto Mestrinho, e conheça o “Seringueiro e sua amada”, uma peça idealizada pelo professor Taner Pereira da Costa e confeccionada em parceria com sua esposa professora Orestelina Fernades Nascimento (especialistas em Educação Ambiental). Assista