O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho participou de reunião nesta quarta-feira, 10, com a Bancada do Norte. O deputado Federal Átila Lins (PSD) este ao lado dos 50 deputados e senadores da região na tentativa de sensibilizar o órgão e construir um entendimento com o Governo Federal diante do impasse que atinge no Amazonas a região sul.
Átila Lins informou que o presidente do Ibama disse que o principal objetivo do órgão neste momento é a luta contra o crescente desmatamento. O INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais confirmou esta tendência em 10 municípios brasileiros, e dois estão no Amazonas.
“O INPE registrou dois milhões de hectares de desmatamento em dois anos, o governo não vai cruzar os braços e assistir um milhão de hectares de floresta sendo jogado por terra todo ano, porém o IBAMA não quer prejudicar ninguém, queremos apenas frear o desmatamento, fazendo isso o IBAMA para”, disse Agostinho.
Átila Lins disse que “as ações que ocorrem de fiscalização, muitas vezes são desproporcionais. Nosso apelo não foi e jamais será de não se cumprir a legislação ambiental, mas para que seja feita de forma menos agressiva.
E no final do encontro com a Bancada do Norte, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho alertou que não tem como suspender embargos, porque são decisões judiciais. “O prejudicado pode ele mesmo buscar a justiça”, disse Agostinho. O deputado Federal Átila finalizou informando que o Ibama acenou com a concessão de mais prazos para que os produtores rurais desocupem as áreas embargadas. “Basta o próprio interessado procurar o órgão”.