Os moradores do Flexal e do Mirari, comunidades do Rio Madeira estão vivendo um sonho. A escola nova e a energia para muitos era uma utopia nestas comunidades. Pessoas que cresceram ouvindo de seus pais que isso vai mudar. Um dia a energia chega. As salas de aula serão climatizadas. Uma projeção que durou mais de vinte anos para famílias tradicionais destas comunidades.
Em 2022 os moradores acompanharam as medições, a definição do local, a chegada do material e a construção das escolas Nossa Senhora das Dores, no Flexal e Edmee Brasil no Mirari. As obras de responsabilidade da Construtora Nogueira ainda ajudaram na renda local. A mão de obra para construção foi contratada na própria comunidade. Ao mesmo tempo que as Escolas foram sendo erguidas, o projeto do Governo Federal Luz para Todos também chegava.
E assim, nesta quarta-feira, 10, a utopia ficou para trás e deu lugar para cidadania, dignidade e realidade nestas duas comunidades. Uma comitiva do executivo e legislativo entregaram oficialmente as escolas. O vereador Dr. Jorge André (PSC) fez parte da comitiva. “Pude acompanhar a alegria das pessoas e a realização de um sonho para pais, alunos e professores”, disse Dr. Jorge André.
“Estas obras trazem dignidade e cidadania. Salas de aula climatizadas dão conforto e criam um ambiente de aprendizagem mais virtuoso”, comentou o vereador. Assista a conversa com o parlamentar e veja como ficaram as escolas do Flexal e Mirari.