A primeira Unidade Móvel do PAC – Pronto Atendimento ao Cidadão iniciou os trabalhos em Humaitá neste sábado, 13. A inauguração da Unidade foi a primeira atividade no cronograma de comemorações dos 154 anos de Humaitá. O PAC vai permanecer na cidade, inicialmente por 90 dias, podendo ser ampliada sua permanência. A classe política humaitaense pede ampliação do prazo, e vê a possibilidade da Unidade Móvel ficar permanentemente na cidade.
O Secretário de Governo do Estado, Sérgio Litaiff e a Secretária de Estado da Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa afirmaram que a permanência do PAC em Humaitá depende da demanda. “O prefeito disser que esta unidade não sai mais daqui”, disse Jussara (Veja na reportagem 1). O Secretário de Estado que representou o governador Wilson Lima garantiu que o PAC oferece cidadania e espera que a Unidade Móvel possa permanecer na cidade. (Veja na reportagem 2) Ambos participaram da inauguração do Pronto Atendimento ao Cidadão na Praça da Saúde.
Participaram do lançamento na manhã deste sábado o prefeito Dedei Lobo (UB), o vice-prefeito Alexandre Perote (Republicanos), o presidente da Câmara de Vereadores, Manuel Domingos (PSB), os vereadores Ley Siqueira (PL), Dr. Jorge André (PSC), Samuel da Colônia (PL), Ray Santos (Republicanos), Evaney Mendonça (Progressistas), Raimundo Pacheco (Progressistas), Totinha (PL) e João Aragão (PSC). Este presente o Deputado Federal Silas Câmara e o deputado estadual Dan Câmara, o promotor Wesley Machado, o Diretor da UFAM em Humaitá Doutor Jorge Menezes, o comandante da PM em Humaitá, Major Saif e secretários municipais, além da Secretária Executiva da Criança e Adolescente, Rosalina Lobo.
Nas falas destaque para o anuncio da parceria do governo do Estado com a UFAM – Universidade Federal do Amazonas para o início do Zoneamento Econômico Ecológico, anunciado pelo Deputado Federal Silas Câmara. O prefeito garantiu que assinada na próxima segunda-feira, 15, a Ordem de Serviços para pavimentação da ligação entre os Conjuntos Rio Madeira e Uruapiara. Serão duas vias. (Veja na Reportagem 3)
Chegada do PAC
O vereador Ley Siqueira destacou o trabalho em parceria do executivo com o legislativo para a materialização do Pronto Atendimento em Humaitá. A instalação da Unidade Móvel na cidade foi definida em viagem conjunta do prefeito e vereadores (Manuel Domingos, Ley Siqueira e Gauchinho) à Manaus. “Visitamos as instalações na capital, conhecemos os serviços e definimos com o Governo do Estado, através da Sejusc a vinda dos serviços para Humaitá”, disse Ley.
Após a definição a estrutura veio através da balsa pelo Rio Madeira até Humaitá. Enquanto isso, uma equipe de 15 pessoas recebeu treinamento para operar o sistema, receber as demandas e entregar soluções aos usuários. Com a estrutura montada em Humaitá, a mesma equipe que estava em Manaus, retornou ao sul do Amazonas e continuou os treinamentos já na estrutura instalada na Praça da Saúde.
Serão oferecidos 15 serviços que vão de crédito ao idoso, à mulher e ao empreendedor, licenciamento, orientações, carteira de trabalho digital e a CIN – Carteira de Identidade Nacional. Para a emissão da identidade serão necessários levar cópia do CPF; Certidão de Nascimento, casamento ou casamento com averbação de divórcio; identidade de outro Estado (se tiver); número para contato, comprovante de residência e duas fotos 3×4. A equipe vai trabalhar com 50 agendamentos diários para emissão da identidade.
Veja a reportagem
Esse programa PAC tá uma bagunça faz 4 semanas que eu tento fazer um agendamento pra renovar minha Indentidade não dar certo pelo link