O vereador Dr. Ubiratã (PP) deu mais um passo importante nesta terça-feira, 23, em direção a parceria entre a prefeitura de Humaitá e a Unama – Universidade da Amazônia. Instalada em Porto Velho a instituição de ensino deve implantar no próximo ano o Curso de Medicina (já em avaliação pelo MEC) e possui outros cursos na área da saúde que podem fortalecer o setor em Humaitá. “Hoje realizamos a primeira reunião entre os representantes da Universidade, prefeitos, secretária de saúde e profissionais da área”, disse Ubiratã.
O gabinete do vereador já havia conseguido a assinatura da carta de intenções da Unama no final de abril pelo prefeito Dedei Lobo (UB). Na terça-feira, 23, foi dia expor como cada lado pode colaborar na parceria. Os professores Vanessa Ortiz (Coordenadora administrativa), Maricélia Castanhede (Assessora da diretoria) e Alex Moreira Rodrigues do curso de engenharia conversaram com o parlamentar, o prefeito, a Secretária de Saúde, Sara Riça, a Coordenadora da Atenção Básica, Francielle Santiago Lopes e o diretor do Hospital Regional, Adriano Pinheiro da Costa.
O encontro foi na Semsa – Secretaria de Saúde de Humaitá. Deve acontecer nos próximos meses um evento teste para esta parceria. A Unama deve disponibilizar insumos, professores e acadêmicos de Biomedicina para realizar exames de análises clinicas, informou a professora Maricélia. Uma carta de intenções foi confeccionada e encaminhada a Semsa, ainda na tarde de ontem para formalizar o início da parceria.
Com a implantação do curso de medicina a parceria deve ser ampliada conforme documento encaminhado a prefeitura de Humaitá. A Universidade pretende atuar nas Unidades Básicas de Saúde, Maternidade Municipal, CAP’s, Pronto Atendimento de Saúde e no Hospital Regional. Os estágios são acompanhados e seguem orientação do Grupo Ser Educacional mantenedor de mais de 11 marcas ligadas ao ensino superior com 70 campis no Brasil.
Ao término do encontro o prefeito Municipal Dedei Lobo, o vereador Dr. Ubiratã e os professores conversaram com a nossa reportagem. Veja o que dizem as partes sobre a parceria que deve fortalecer a saúde humaitaense.