Os povos indígenas de todo o Brasil estão se mobilizando nesta terça-feira, 30, contra a PL 490/2007 que define o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Os protestos pacíficos em Humaitá foram marcados por uma participação na sessão desta terça-feira. Ivanildo Tenharin usou a tribuna para explicar os prejuízos que podem advirem da aprovação. A PL será apreciada hoje na Câmara dos Deputados.
O vereador Dr. Valdeir Malta recepcionou os povos indígenas no plenário da Câmara. Conversou com as lideranças e declarou apoio às manifestações. Ivanildo Tenharim afirmou que o Projeto de Lei tem artigos que afetam diretamente os direitos dos povos indígenas. “Cada região está se organizando de uma forma. Estamos inclusive fechando BRs”, disse Ivanildo. “O projeto tira a responsabilidade do poder executivo e transfere para o legislativo a regulamentação de terras indígenas”, argumentou o Secretário Municipal dos Povos Indígenas.
“Vocês sabem que só se consegue conquistas através da luta. É com luta que se conquista. Eu reconheço a divida que o Brasil tem com os povos indígenas. Que haja equilíbrio na decisão do congresso e sucesso em suas manifestações”, disse Valdeir Malta. Indígenas Tenharin, Mora, Lundurucu, Apurinan, Diarroi, Parintintim, Juma, Miranha, Torá e Uru eu wau wau, levaram cartazes ao plenário da Câmara de Vereadores.
Veja a reportagem.