“O requerimento representa uma necessidade para o Distrito de Auxiliadora que está sem policiamento”, assim o vereador Dr. Jorge André (PSC) iniciou a defesa do requerimento de sua autoria que prevê um termo de cooperação entre a Prefeitura de Humaitá e o 4º BPM – Batalhão de Polícia Militar. A defesa foi na sessão do dia 30 de maio, e a votação aconteceu nesta terça-feira, 6, aprovado por todos os presentes. “É uma formalização do apoio logístico que o executivo dará para a segurança pública naquele distrito.
O Distrito de Auxiliadora está localizado à margem direita do Rio Madeira, distante 192km da sede. “A segurança pública está comprometida com registros de pequenos delitos, furtos e até tráfico de drogas. O termo de cooperação técnica vai garantir a paz social para os comunitários”, disse o vereador.
Dr. Jorge André relatou que durante os festejos foi deslocado um efetivo que atuou durante o calendário das comemorações da padroeira, porém é necessária a permanência do policiamento. “E, conversa com o comandante da BPM de Humaitá, Major Saif e com o prefeito Dedei Lobo é possível formalizar esta parceria”, garantiu o parlamentar. O major disse que é possível trabalhar em regime de escala de revezamento. O prefeito Dedei Lobo já pediu um levantamento para viabilizar o termo técnico.
“Para formalizar o pedido, eu decidi protocolar um requerimento, que merece a sua atenção devida, senhores vereadores. Dada a necessidade. Precisamos fortalecer o pedido para que o poder executivo municipal possa com a mais breve urgência assinar este termo de cooperação técnica”, finalizou Dr. Jorge André. O termo de cooperação aprovado nesta terça-feira, 6, segue para o Executivo Municipal, e pode beneficiar outras comunidades do interior.
Veja o que diz o autor do requerimento, Dr. Jorge André em entrevista logo após a aprovação.