GÁS DO POVO CHEGA AO LAGO DO ACARÁ COM APOIO DA PREFEITURA E LEVA BENEFÍCIOS SOCIAIS A FAMÍLIAS RIBEIRINHAS
Além da entrega de botijões gratuitos, ação levou cadastro de programas sociais, distribuição de enxovais e campanha de coleta de resíduos eletrônicos na comunidade
O programa Gás do Povo, iniciativa do Governo Federal, chegou à comunidade ribeirinha do Lago do Acará, uma das localidades mais distantes da sede do município de Humaitá, graças ao apoio logístico da Prefeitura Municipal. A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e garante a entrega dos botijões de gás aos beneficiários cadastrados da comunidade.
Por determinação do prefeito Dedei Lobo, o secretário municipal de Assistência Social, Ariones Silva, acompanha pessoalmente a distribuição dos botijões e aproveita a operação para ampliar o atendimento às famílias da região com outros serviços essenciais.
Atendimento social chega ao interior

Além da entrega do gás, equipes da Secretaria de Assistência Social estão realizando cadastros e atualizações do Bolsa Família, atendimentos do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) e a distribuição de kits enxovais destinados a gestantes e mães de recém-nascidos.

Segundo Ariones Silva, a Prefeitura assumiu os custos da operação para garantir que os moradores da zona rural recebessem o benefício sem qualquer despesa adicional.
“O Governo Federal disponibiliza o programa, mas não cobre os custos de transporte para as comunidades mais distantes. O prefeito Dedei Lobo determinou que o município assumisse essa responsabilidade para garantir que o benefício chegasse às famílias ribeirinhas sem custo algum. É uma gestão sensível às necessidades de quem mora no interior”, destacou o secretário.
Educação ambiental e descarte correto de eletrônicos

A ação também contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que promoveu uma campanha de coleta de resíduos eletroeletrônicos na Escola Municipal Rural José Menezes Tiúba.
O secretário municipal de Meio Ambiente, John Auler, explicou que o material recolhido será encaminhado para Manaus, onde será trocado por computadores através de uma parceria com empresas que incentivam a destinação ambientalmente adequada desses resíduos.
“Essa é a primeira escola da área ribeirinha a promover o descarte correto do lixo eletroeletrônico. Estamos incentivando, por meio da parceria com a Semed, que a comunidade entregue esse material nas escolas. A SEMDAS realiza a coleta e encaminha para a destinação correta”, informou.
Mais cidadania para as comunidades ribeirinhas
A iniciativa integrada entre as secretarias municipais reforça o compromisso da gestão em levar políticas públicas, benefícios sociais e ações de sustentabilidade às comunidades mais distantes do município.
Com a chegada do Gás do Povo ao Lago do Acará, moradores passam a ter acesso não apenas ao benefício federal, mas também a serviços essenciais que fortalecem a assistência social, promovem inclusão e incentivam a preservação ambiental nas comunidades ribeirinhas de Humaitá.
Com informações da Semas e Semdas

