PREFEITURA DE HUMAITÁ ENVIA PRIMEIRA CARGA DE LIXO ELETROELETRÔNICO PARA RECICLAGEM EM PORTO VELHO
Ação ambiental já retirou duas toneladas de resíduos do município e garantirá a instalação de laboratórios de informática em escolas da rede pública
A Prefeitura de Humaitá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Ambiental, realizou na manhã desta quinta-feira, 25, o primeiro envio de uma carga de lixo eletroeletrônico para a cidade de Porto Velho (RO). A iniciativa faz parte da campanha de recolhimento promovida durante o mês de junho, período dedicado à conscientização e proteção do meio ambiente.
A ação é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Humaitá e o Instituto Descarte Correto, que vem coordenando uma campanha inédita de coleta de resíduos eletroeletrônicos no município. Nesta primeira remessa, aproximadamente duas toneladas de materiais foram encaminhadas para reciclagem e destinação ambientalmente adequada.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, John Auler, o sucesso da iniciativa é fruto da união de esforços entre diversas instituições públicas. Ele destacou a participação das secretarias municipais, da Secretaria de Estado de Educação, além do apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, por meio do 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS).
“O trabalho conjunto tem sido fundamental para alcançarmos resultados expressivos já nesta primeira etapa da campanha. A participação das instituições e da população demonstra a preocupação de todos com a preservação ambiental”, ressaltou o secretário.
Além dos benefícios ambientais, a parceria também trará avanços para a educação municipal. Como contrapartida pelo material encaminhado, a Prefeitura receberá 20 computadores que serão destinados à implantação de laboratórios de informática em duas escolas da rede pública, que ainda serão definidas pela administração municipal.
A campanha de recolhimento continua ativa em Humaitá. A população pode entregar equipamentos eletrônicos inutilizados em escolas municipais e estaduais, na Guarda Municipal e na própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A iniciativa também está chegando às comunidades do interior. No último final de semana, a Secretaria realizou o primeiro recolhimento de lixo eletroeletrônico em uma comunidade ribeirinha do município, no Lago do Acará. A ação representa um avanço na ampliação dos serviços ambientais para áreas mais distantes da sede municipal.
John Auler destacou ainda o apoio do prefeito Dedei Lobo para a continuidade do projeto. Segundo ele, a gestão municipal tem incentivado ações voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Por meio de sua assessoria, o prefeito ressaltou a importância da participação popular na campanha.
“É fundamental que todos contribuam para manter Humaitá limpa, organizada e comprometida com a preservação do meio ambiente. O desenvolvimento do município precisa caminhar junto com a sustentabilidade”, afirmou.
A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é ampliar o volume de material recolhido nas próximas semanas, fortalecendo a conscientização ambiental e garantindo a destinação correta de resíduos que poderiam causar impactos negativos à natureza.
Com informações da Semdas/Humaitá

